60 Anos de 1964: Mulheres,Democracia e Capitalismo.

Democracia em tempos de tentativa de golpe: O efeito para às mulheres. 

Felizmente o golpe articulado pelo ex presidente Bolsonaro não foi concretizado. Uma correlação de forças, sobretudo vindas das urnas foram determinantes para que alguns generais compreendesse a nocividade do que poderia culminar na primeira ruptura institucional desde 1988. 

Hoje, completa-se sessenta anos do golpe militar de 1964. É preciso lembrar pra não esquecer. Não esquecer sobretudo da resistência feminina daquele período macabro ,vergonhoso e violento da história do nosso país. Podemos citar aqui o nome de diversas mulheres que resistiram, que foram mortas e ou torturadas nos porões do DOPS. A mais espetacular dela: Dilma Rousseff ,hoje ocupa a presidência de uma dos maiores Bancos de agrupamento do Mundo. 

A Democracia é a forma de governo ocidental que garante mínimas condições para o desenvolvimento de todos os humanos, não é perfeita, mas sem ela, há uma certeza de que Mulheres e Crianças serão sempre as primeiras vítimas de sua ausência. Um exemplo bem atual é o genocídio imposto por Israel na Faixa de Gaza, onde 30 mil civis já morreram, sendo 25 mil destas vítimas Mulheres e crianças,segundo o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. 

A professora Doutors Christine Peter da Silva afirma : “Falar em um Estado constitucional feminista é falar de uma democracia plena, de uma democracia pronta. Sem as mulheres, essa democracia vai ser apenas um projeto, uma esperança, uma vontade e nunca vai ser algo realmente pleno”. Ainda citando Dilma Rousseff quando a mesma após o golpe parlamentar de 2016 afirmou de forma categórica após ser deposta " A luta por Democracia não tem hora pra acabar".

A Revolução Feminista no início só século XX ,segundo o historiador Eric Hobsbawm " foi a maior revolução do século XX", ficando atrás até mesmo da Revolução de 1917, porém capitalismo não rima com Democracia,  o mesmo é desigual machista, elitista. E no Ocindente,ainda é religios. Esses pilares são bases para opressão da mulheres. O exemplo disse é que para participar do jogo político,  muitas sufragistas perderam suas vidas, foram presas e torturadas. A Democracia tem muitas faces, e nenhuma dela é feminina ou feminista . 

Avante! O século XXI entrou no seu primeiro 1/4 e já assistimos ,desta vez mais forte pelas redes sociais a constante ameaça da extrema direita que tem como principal alvo a pauta dos costumes , que atinge em cheio o direito das mulheres. 

Democracia implica em igualdade, pensando nisso o governo Lula aprovou uma Lei onde equipara salários ,nenhuma mulheres poderá receber menos que um homem exercendo a mesma função. Conquistas como esta só é possível dentro de uma Democracia é com governos progressistas. 

É hora de resistir,mas também de lutar. Viva a Democracia simbolizada pelas Mulheres como na Revolução de 1789 na França. Viva Às Marianas! 



Texto : Cibele Santos ( Esp. em Ensino de História e em História do Brasil) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Brayner : Resistência em BJ em 1964

Crochê na Praça: 1° edição foi sucesso.

Mulheres : Somatório e Compromisso de Lutas