Belo Jardim Histórico: Inauguração da linha férrea em 1906


  A Inauguração da linha férrea: Importante Marco econômico
           
            No dia 02 de fevereiro de 1906, Belo Jardim sendo ainda uma vila,
vivencia a chegada do trem, sendo este o primeiro da empresa inglesa Great
western. Entre seus convidados havias pessoas das cidades vizinhas
como Pesqueira, Caruaru e Recife, para recepcionar o trem e os convidados uma banda estava a tocar como era de costumes nas festividades locais.
            Para nosso Município essa nova opção de transporte férreo ligava à cidade as demais da região e a capital, no qual
era utilizado para transporte de mercadorias vindas de outras cidades
e também escoando nossa produção, bem como transportando pessoas entre os diversos pontos do Estado.
            Até os dias atuais é notório que as novas formas de relações econômicas e sociais da cidade mudaram, com estas também se modificou a paisagem urbana naquele perímetro aos arredores da Estação, por ali foram também inauguradas novas lojas, bancos, mercados, bares, restaurantes, farmácias, padarias e salas de cinemas, bem como a construção de casarões para abrigar a elite econômica que dominava o poder financeiro e político da cidade, entre eles, os coronéis.
            A chegada da Ferrovia foi determinante para a transição da condição do
nosso status de Vila a Cidade, em 1928, pois a partir desta Ferrovia, o
trânsito de mercadoria se intensificou trazendo consigo um
desenvolvimento ao seu redor, Conforme Claudenilson Alves:
O progresso intensificou-se ainda mais a partir de sua nova situação administrativa e especialmente, por encontrar-se no eixo da grande via de comunicação representada pela Estrada de Ferro Central de Pernambuco, cujos trilhos chegariam a sua área urbana em 1906. Em 1923 junto com o Major João Gomes, veio de Maria Fumaça o motor de 150 HP, vindo da Alemanha com capacidade de iluminar e fornecer energia a vila, trazendo uma nova era para a localidade beneficiada[1].

            Movimentou passageiros e cargas até o ano de 1985, daí em diante o
trem passou a ser utilizador apenas no transporte mercadorias, principalmente milho e algodão sendo desativada
oficialmente 1995.

Texto: Cibele Santos- Esp. em História pela FBJ


[1]ALVES, Claudenilson Fernandes. Bairros esquecidos: Receios, modernidade e transformações sociais na cidade de belo jardim em meados de 1970 .2017.61f.Monografia ((Especialização em Metodologia do Ensino de História e as Novas Tecnologias) – Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Belo Jardim, Belo Jardim-PE, 2017.p.22.



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