História de Belo Jardim Parte I

BELO JARDIM: A HISTÓRIA QUE OS CORONÉIS NÃO NOS CONTARAM:


Belo Jardim nasceu ainda quando o Brasil era  Império sob Reinado de Dom Pedro II, a economia nordestina, sobretudo pernambucana neste período era essencialmente agrária, com os engenhos na Zona da Mata se moía a cana de açúcar, um dos três produtos que moveu  a economia brasileira por séculos, junto com o ouro e o café mais tarde, isso já em fins da monarquia e início da República Velha. 

Mas onde Belo Jardim-PR se encaixa nesses fatos históricos?

Pois bem, como a cana de açúcar era cultivada na Zona da Mata e moída lá mesmo, não era possível criar o gado próximo a esses canaviais, uma vez que esses animais que eram a força que fazia girar a engrenagem  dos engenhos poderiam destruir a plantação, então esse gado era criado no interior e depois levado aos engenhos para ser a força motriz dos mesmos, pois nessa época já não se usava os escravizados para fazer a engrenagem girar. Então onde atualmente é nossa cidade havia uma fazenda de propriedade do Senhor Joaquim Cordeiro Wanderlei, isso na primeira metade do séc. XIX, lembrando que essas terras pertenciam a Comarca de Brejo da Madre Deus. 

Novos moradores foram chegando, vindos da Capital e remanescente das revoluções que agitaram Recife,  como a Confederação do Equador e a Revolução Praieira, ou seja, nosso povo é uma gente que desde suas raízes trazem consigo o DNA de lutas, de revoluções.

Eis que a partir do crescimento demográfico a fazendo virou Povoado, que depois se tornou Vila que ganhou capela, e iniciava assim os primeiros passos em busca da sua independência para se tornar Cidade.

 Já na segunda metade do séc. XIX foi realizada a primeira missa, isso era um bom sinal, uma vez que a presença do catolicismo vinha a coroar a ascensão de um povo que emergia em meio ao Agreste Pernambucano. 

A mudança de nome para Belo Jardim veio com as visitas do Frei Cassiano de Comacchio que realizava missas na paróquia de Nossa Senhora do Bom Conselho e em 1897 tornou-se Vila através de decretos. Nossa emancipação política veio somente em 28 de Março de 1928 quando oficialmente tornou-se cidade.






Texto:

Prof. Especialista Cibele Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Brayner : Resistência em BJ em 1964

Crochê na Praça: 1° edição foi sucesso.

Mulheres : Somatório e Compromisso de Lutas