HOJE NA HISTÓRIA:Martinho Lutero afixa suas 95 teses na porta do Palácio de Wittenberg

O ato de Martinho Lutero (1483-1546) consistiu em afixar 95 teses na parede do Castelo de Wittenberg desafiando autoridades em teologia para uma disputa escolástica, isto é, uma discussão típica das universidades medievais na qual os debatedores argumentavam e contra-argumentavam a respeito de um tema predefinido. 

Mas em que consistiam essas 95 teses? O conteúdo dos argumentos das 95 teses luteranas tinha como alvo o tema das indulgências (perdão concedido pela autoridade eclesial para absolvição de pecados), praticadas de forma iníqua por parte do clero católico da época
Lutero criticava aquilo que ele encarava como uma espécie de “negociação da salvação” por meio das indulgências. Por exemplo, algum nobre ofertava à Igreja uma determinada quantia para reforma de determinada Catedral e, em troca, era recompensado com uma carta de indulgências do Papa, que o absolvia dos pecados cometidos durante determinado período. Os que se julgavam salvos ou remidos por uma carta de indulgências, para Lutero, corriam o risco de estarem cometendo um pecado ainda maior do que aqueles que estavam querendo ver absolvidos.
Desde a publicação de suas teses até o ano de 1521, Lutero enfrentou uma miríade de disputas teológicas sobre o tema em questão, bem como sobre outros pontos fundamentais da doutrina da Igreja, tornando, assim, ainda mais radicais as suas críticas. Seus adversários eram doutores em teologia indicados pelo Papa Leão X (1475-1521). Em todas as disputas, pelo menos metade das teses luteranas foi refutada. Mas o problema maior não foi a discussão teológica que transcorria durante esse período, mas, sim, o uso inadvertido que nobres alemães fizeram das teses protestantes de Lutero.
O fenômeno da Reforma Protestante, ocorrido na Europa do século XVI, foi um dos mais importantes da chamada Idade Moderna. Foi sob influência dessa reforma que nasceram alguns dos mais importantes Estados Nacionais Modernos, como o holandês, o inglês e o americano (estadunidense). Foi também essa reforma que desencadeou as Guerras Civis Religiosas dos séculos XVI e XVII, que dariam origem ao movimento da Contrarreforma, à reunião do Concílio de Trento e à criação da Companhia de Jesus, na Espanha. O fato é que toda a amplitude que o movimento reformista alcançou começou com um ato de um monge agostiniano alemão, no ano de 1517, na cidade de Wittenberg. Seu nome, Martinho Lutero.

Estátua de Martinho Lutero, reformador protestante do século XVI 
Estátua de Martinho Lutero, reformador protestante do século XVI

Castelo de Wittenberg, onde Lutero fixou suas 95 teses 
Castelo de Wittenberg, onde Lutero fixou suas 95 teses 

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-as-95-teses-lutero.htm 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Brayner : Resistência em BJ em 1964

Crochê na Praça: 1° edição foi sucesso.

Mulheres : Somatório e Compromisso de Lutas