A influência do Catolicismo na construção cristã de Belo Jardim.

As estruturas coloniais foram à base da construção da sociedade que mais tarde viria a se chamar pelo nome de Belo Jardim, e o maior símbolo desse modo de povoamento foi o catolicismo. 

No ano de 1873 no local que atualmente atende por Bairro do Tambor foi erguida uma Capela denominada Nossa Senhora do Bom Conselho, tendo a mesma recebida o primeiro pároco a residir nestas terras objetivando a administração da mesma, o padre atendia por nome de João Antônio Rodrigues.
A construção da capela de Nossa Senhora do Bom Conselho em 1873 simbolizou o desprendimento e o aumento significativo de moradores na localidade, logo de fies, pois o oratório da fazenda já não dava conta de confortar todos que desejava expressar sua religiosidade. Com a construção da capela, o local passou a ser rota de peregrinação de padres frades e freis, isto é, autoridades religiosas, clérigos e foi justamente um desses missionários, então que em 1881, frei Cassiano Comacchio, batizou o local com outra identificação, quando o mesmo realizava as missões pelo interior e também nestas terras, sendo permanecente até os dias atuais, isto é, Belo Jardim. Confirmando assim que influência do catolicismo presente na história que conta a troca de nome da cidade antes “Lagoa do Capim” para Belo jardim.

Junto com a mudança do nome veio também à elevação oficial para Vila decretada pela Lei Estadual nº 991:
Distrito foi criado, sob a denominação de Belo Jardim, pela lei provincial nº 1830, de 28/06/1884, subordinado ao município de Brejo da Madre de Deus. Elevado à categoria de vila sob a denominação de Belo Jardim, pela lei estadual nº 991, de 01/07/1909. Elevado à condição de cidade e sede do município, também sob a denominação de Belo Jardim, pela lei estadual nº 1931, de 11/09/1928.[1]
               
                A presença do catolicismo foi reafirmada mais tarde com a construção da Igreja Nossa Senhora da Conceição entre os anos de 1872-1873, na época o local em que a mesma foi erguida atendia por “Sítio belo jardim” na antiga Rua do Quadro, hoje o local é conhecido por Praça da Conceição. Neste momento da nossa história também ocorre à expansão, ou seja, a formação de novos núcleos, o local que nascera de uma fazenda agora já dispunha de dois núcleos: O que lhe deu origem, as margens da Lagoa, e o outro agora, do outro lado do rio, onde atualmente está localizado o centro da cidade. 



Texto: Cibele Santos-Belo Jardim Histórico 
Imagem II: Adalberto Jordão


[1]Brasil, 28 de junho de 1884.  Lei provincial nº 1830. Disponível em: <http://www.citybrazil.com.br/pe/belojardim/historia-da-cidade> acesso em 25 de fevereiro de 2015 – 22:10h
 

Texto: Cibele Santos-Belo Jardim Histórico
Imagem: Adalberto Jordão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Brayner : Resistência em BJ em 1964

Crochê na Praça: 1° edição foi sucesso.

Mulheres : Somatório e Compromisso de Lutas