quinta-feira, 10 de maio de 2018

Nota de Esclarecimento do Vereador Bruno Galvão

Nota de Esclarecimento -
Na última terça (8), usei a tribuna da Câmara de Vereadores para comentar sobre bárbaro crime contra duas mulheres que foram ameaçadas e estupradas no final de semana. Na oportunidade comentei que Belo Jardim, é a terceira cidade no Agreste com o maior índice desse crime (estupro), segundo dados da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), que mostrou um aumento de 42% com relação ao número de casos notificados em 2016.
Naquele instante mencionei em não ter visto nenhuma manifestação por parte da Secretaria Especial da Mulher em se pronunciar a respeito do fato ocorrido. Para minha surpresa, hoje (10), recebo uma nota de repúdio da Secretaria diante do que falei. No documento eles deixam claro que “as alegações não são verdadeiras e que o autor (o vereador) quer a todo custo desmoronar o brilho de quem vem realizado trabalhos importantes com vítima de violência doméstica (...)”. O fato é esses dados não foram criados por mim. Eles são de consulta pública e estão disponíveis no site da SDS através do link https://goo.gl/2K4gvp
Em nenhum momento questionei o trabalho desenvolvido pela secretaria, o que questionei como cidadão e parlamentar foi a omissão por parte dessa mesma secretaria em se pronunciar sobre o caso.
Na nota datada do dia 09 de maio, a secretaria da Mulher informa que “até o presente momento não foi notificada pelos órgãos responsáveis sobre esse caso de estupro”. O que leva a entender que a secretaria da Mulher não fará nada, nem agirá em favor de nenhuma mulher se a mesma não for notificada judicialmente ou procurada pela vítima?
Me questiono, me indago, e pergunto a vocês moradores de Belo Jardim, devemos ficar sentados e esperar?
O que me deixa mais perplexo é ler a “nota de repúdio” onde menciona que eu “atenha aos problemas sociais da cidade”. Quer dizer que a violência contra a mulher, não é um problema social? É sim! E o da secretaria também!
Precisamos trazer a público soluções que busquem diminuir esses números que vem crescendo assustadoramente, e somar com ideias e sugestões para assim, implementar políticas públicas para todos. Sendo assim, já solicitei ao presidente da Câmara a realização de uma audiência pública que irá tratar das políticas públicas para as Mulheres de Belo Jardim.
Reafirmo: o mandato do vereador de Bruno Galvão está à disposição para contribuir e colaborar junto aos órgãos públicos, na investidura de ações e medidas que atendam as mulheres em todas as suas necessidades.
A imagem pode conter: texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Belo Jardim: Desafios econômicos

Belo Jardim: Desafios e Potenciais da Economia no Coração do Agreste Belo Jardim, cidade localizada no Agreste pernambucano, com cerca de 76...