sexta-feira, 14 de maio de 2021

Brasileira recebe mesmo reconhecimento que Einstein

 

Brasileira recebe mesmo reconhecimento que Einstein, Mandela e Darwin

Angela Villela Olinto é líder no novo campo da “física das astropartículas” e trabalha em projetos com a Nasa; veja sua entrevista exclusiva com a EXAME.

física de astropartículas e professora da Universidade de Chicago, Angela Villela Olinto, tornou-se membro da Academia Americana de Artes e Ciênciastítulo que a coloca ao lado de nomes como Albert EinsteinMartin Luther KingWinston ChurchillNelson MandelaCharles Darwin e muitos loutros.



Fonte: Exame.com

PUBLICIDADE

Escola Sebastião José da Silva em ação

Escola Sebastião José da Silva,hoje 14/05/2021 , fez entrega das atividades e dos almanaques,sempre respeitando às normas de segurança, distanciamento,uso de máscara é álcool em gel. A gestora da escola Naiara Silva ( Esp.em.História e pedagoga) destacou " Nesse momento de pandemia estamos trabalhando diariamente pra assistir nossos alunos que estão em casa,nossa equipe é qualificada e não mede esforço pra levar o conhecimento aos nossos alunos ".




  





quinta-feira, 13 de maio de 2021

De Belo Jardim para a Nasa

Estêvão de Moraes, estudante do curso técnico em informática para internet do IFPE Campus Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, foi um dos vencedores do "Concurso Cientista por um Dia 2020-2021", promovido pela Agência Espacial Americana (Nasa).

Com a redação "Oberon: potencial socioeconômico e ambiental", e sob orientação de Érica Carvalho, professora de português do Campus, o aluno se destacou entre mais de 14 mil estudantes de todo o país, e foi um dos três vencedores da categoria "Ensino Médio".


O Concurso Cientista Por um Dia foi criado para oferecer aos estudantes de todo mundo a oportunidade de experimentar como é a vida de um cientista da Nasa. Na edição deste ano, a tarefa dos participantes era estudar e fazer uma redação sobre uma das três luas de Urano (Ariel, Oberon e Titânia) visitadas pela sonda espacial Voyager na jornada histórica pelo sistema solar.

Com isso, Estêvão terá a redação publicada no site da agência espacial. Confira a redação na íntegra:

Redação "Oberon: potencial socioeconômico e ambiental" de Estêvão de Moraes — Foto: IFPE Belo Jardim/Divulgação
Redação "Oberon: potencial socioeconômico e ambiental" de Estêvão de Moraes — Foto: IFPE Belo Jardim/Divulgação
Fonte: globo.com

13 De Maio e sua importância


Importância do dia 13 de maio

Normalmente, esta data é celebrada nas escolas e instituições de ensino, com o intuito de reforçar a história da luta pela criminalização da escravidão, uma prática considerada hedionda na contemporaneidade.

Infelizmente, a discriminação racial ainda predomina em diversas camadas da sociedade brasileira. Assim, o Dia da Abolição da Escravatura também serve como um mecanismo de conscientização e educação para ajudar a erradicar completamente qualquer tipo de preconceito racial.

Atualmente, parte do movimento negro brasileiro contesta esta data e prefere celebrar o dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, como um dia de festa para os afrodescendentes.



ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

DATAS COMEMORATIVAS

A abolição da escravatura aconteceu em 13 de maio de 1888 e foi resultado de intensa mobilização pelo decreto da Lei Áurea, que pôs fim à escravidão no Brasil.

abolição da escravatura foi um dos acontecimentos mais marcantes da história do Brasil e determinou o fim da escravização dos negros no Brasil. A abolição do trabalho escravo ocorreu por meio da Lei Áurea, aprovada no dia 13 de maio de 1888 com a assinatura da regente do Brasil, a princesa Isabel. A abolição da escravatura foi a conclusão de uma campanha popular que pressionou o Império para que a instituição da escravidão fosse abolida de nosso país.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Data Folha 2022 : Lula lidera com folga nos dois turnos

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece com 41% das intenções de voto para a eleição presidencial de 2022 contra 23% do presidente Jair Bolsonaro, segundo pesquisa Datafiolha divulgada nesta quarta-feira (12). Se ambos fossem ao segundo turno, o petista venceria por 55% a 32%.





quinta-feira, 6 de maio de 2021

ATENÇÃO DONOS DE PETs

A coordenadora da clínica veterinária  Vitória-Brenda,Aracelly Pimentel,vem através deste Blogger comunicar aos tutores que fizeram inscrição pra castração no ano de 2020,que já podem comparecer com seus pets para a realização do procedimento. 

Desde que assumiu a coordenação,Aracelly Pimentel,não só reativotu a clínica que estava ociosa como tem trabalhado arduamente junto a gestão Estrela para melhoria da estrutura do local. Amante da causa animal à jovem vem pessoalmente se engajando em ligar pra cada tutor para que o mesmo leve seu animal,contudo relata que alguns não retornam a ligação. 

Se você é tutor,ou conhece alguém que fez a inscrição, a clínica está disponível. Se dirija ao local com seu pet  para a realização do procedimento. 





Lula dá idéia, Biden aceita, e patente de vacina tende a ser quebrada

Em discurso histórico após Moro ser declarado suspeito e a Vara de Curitiba incompetente,Lula deu ideia para que patente de vacinas contra o COVID fosse quebrada.Isso seria uma forma mais ágil para que todos no mundo fossem vacinados

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden,aderiu ao discurso do petista e declarou favorável à ideia de Lula.Bolsonaro na contra mão do Mundo declarou ser contra,nada novo vindo de um presidente negacionista. Lembrando que o número de mortes no Brasil já chegou a 415 mil mortos. Bolsonaro vem sendo alvo de CPI no Senado. Na última segunda,dia 03/05/21 ,seu ex-ministro, Mandetta declarou que se Bolsonaro tivesse comprado vacina quando foi oferecida ao Brasil já estaríamos vacinados desde Novembro, ou seja,todas as mortes de novembro pra cá vão pra conta do presidente,que hoje é chamado de genocida.




Professor de Tacaimbó é destaque no Fantástico

Na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Educação, o Fantástico acompanhou o trabalho de professores brasileiros que superam barreiras para levar conhecimento. Os exemplos estão em todo o Brasil. No Pará, professores usam barcos e canoas para entregar material aos alunos isolados pelas cheias dos rios.

Vale tudo para chegar a alunos que ainda não têm acesso à internet. São missões nobres, com histórias inspiradoras.



  • A história de Lucelnildo faz parte de um grupo de 132 professores que se divide para atender 2.330 estudantes que vivem na beira do Rio Amazonas e não tem acesso à internet;
  • O desafio do professor Jovino com sua moto para alfabetizar os alunos em meio à pandemia.

EXTRA WEB: professora leva conhecimento em forma de caixa rosa
Na comunidade Solimões, a 8 horas de barco de Santarém, no Pará, a diretora da Escola Indígena Nossa Senhora das Graças se preocupou em incentivar o hábito da leitura, entre os mais de 60 alunos. Aurenice Costa criou o projeto “Maleta Viajante” que vem funcionando durante a pandemia.

Funciona assim: numa caixa cor de rosa, ela leva de 8 a 10 livros , pessoalmente, até a casa do alunos. Sempre de barco. Leva opções de literatura, história, conhecimentos gerais para os alunos e também oferece leitura aos pais. Os livros ficam emprestados por uma semana. Ao final do período, ela volta à casa e verifica como está a leitura, pronúncia e pontuação juntos às crianças e, principalmente, a interpretação dos textos. Depois, se senta com os pais para discutir o que eles entenderam dos livros que leram. 

Belo Jardim: Desafios econômicos

Belo Jardim: Desafios e Potenciais da Economia no Coração do Agreste Belo Jardim, cidade localizada no Agreste pernambucano, com cerca de 76...