quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Descaso na Avenida Paulo Guerra em Belo Jardim-PE

Descaso na Avenida Paulo Guerra em Belo Jardim-PE


Segundo especialista, o grande problema consiste no poder público não ter projetos para os espaços públicos. 



Nos últimos anos, a cidade de Belo Jardim tem sido destaque na mídia por motivos nada agradáveis como: assassinatos em carreatas durante campanhas eleitorais, protestos contra os legisladores municipais, impeachment do prefeito, funcionários sem receber o salário há três meses, advogado agredido no fórum pelo prefeito atual, enfim, as últimas gestões não têm motivado informações lisonjeiras.
Desta vez, o motivo de lamento é a Avenida Senador Paulo Pessoa Guerra, no Bairro Cohab I em Belo Jardim. Lamentavelmente, as árvores não estão podadas corretamente, partes do patrimônio está danificado, assim como o parquinho que apresenta perigo de acidentar as crianças que lá brincam, apesar do ambiente não ser nada convidativo para crianças, o que explica nenhuma criança brincando no local em pleno dia de sábado, algo explicável pelo local não ser nada atrativo, não haver uma arborização do ambiente, e muitas partes serem depósito de lixo.
Dado o diagnóstico, fez-se necessário perguntar ao entrevistado quais seriam as primeiras medidas que ele tomaria caso ficasse responsável por resolver os problemas do local: "Eu buscaria ouvir a população local, recolhendo todas as sugestões possíveis e aplicáveis para o local. Integrando a comunidade com as soluções dos problemas, podemos criar ambientes públicos com cara de privados, pois assim, os moradores passam a se sentir donos e responsáveis pela manutenção desses locais".
Como vemos, Belo Jardim tem profissionais com capacidade para não apenas identificar os problemas, mas diagnosticar e resolver, cabe ao poder público uma resposta perante esse problema. Desde já, o site Ponto & Vírgula fica à disposição da prefeitura para o Prefeito Hélio dos Terrenos, ou um representante, darem uma explicação acerca do abandono no qual a praça se encontra. 




Nogueira Netto
Graduado em Letras, Mestre em Letras e Linguística e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Fonte: https://www.ponto-virgula.com/l/descaso-na-avenida-paulo-guerra-em-belo-jardim-pe/?fbclid=IwAR3ZW-dD-wvkPRNIRjj3Jo9UccoeTGkRG_xqSWnPbJxKJnIW2d9g-EzZGQ4

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

IFPE Belo Jardim lança Política Ambiental

O IFPE-Belo Jardim publicou a portaria 262/2019 que trata da sua Política Ambiental, e se tornou o primeiro campus do Instituto Federal de Pernambuco a atender a resolução 41/2017 do Conselho Superior (Consup), estabelecendo uma política ambiental própria.


A Política Ambiental  visa melhorar as práticas ecológicas e diminuir os impactos ambientais nas diversas atividades promovidas pelo Campus, com o intuito de ajudar a manter uma Instituição cada vez mais sustentável que servirá de modelo para a cidade de Belo Jardim e região, atendendo os seguintes princípios:

I. manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;
II. planejamento do uso dos recursos ambientais;
III. racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
IV. proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas pertencentes à Instituição;
V. controle das atividades potencial ou efetivamente poluidoras na Instituição;
VI. acompanhamento do estado da qualidade ambiental na Instituição.
VII. incentivos aos estudos de pesquisa, extensão e inovação tecnológicas orientadas para o uso racional e a proteção dos recursos ambientais;
VIII. promoção da educação ambiental em todos os níveis de ensino, inclusive a educação em comunidades, objetivando capacitá-las para participação ativa na defesa do meio ambiente.

A Política Ambiental do IFPE-Belo Jardim foi uma construção conjunta da Direção-Geral, Comissão de Gestão Ambiental e de toda a comunidade acadêmica do Campus, que enviou sugestões durante toda a fase de elaboração do documento.

 


Fonte:https://portal.ifpe.edu.br/campus/belo-jardim/noticias/ifpe-belo-jardim-lanca-politica-ambiental?fbclid=IwAR3R_fe1cRzhXbs5YDOsbbFg4jGmNzWpoRntoWyFhvD_ncD9_HMURWusl2s

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Integrar Psicológico:É o novo nome na área de psicologia em BJ

O espaço  Integrar Psicológico já está em atividade na Rua Coronel Adjar Maciel, conta com os serviços das Psicólogas Carla Emanuelle,Maria Vitória e Isabel Karoline, todas formadas pela UNIFAVIP. 

As Profissionais Carla Emanuele e Isabel Karoline são especialistas em Terapia Cognitivo Comportamental, enquanto a psicóloga Maria Vitória tem especialidade em Terapia ABA: Método para crianças com autismo.

Você pode agendar sua consulta de segunda à Sexta pelo telefone (81) 9-9161-6594 WhatsApp

PREFEITA DÉBORA ALMEIDA PARTICIPA DE EVENTO EM MADRI

PREFEITA DÉBORA ALMEIDA PARTICIPA DE EVENTO EM MADRI QUE DISCUTE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Convidada pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) para integrar a comitiva brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas que acontece em Madri, na Espanha, a prefeita de São Bento do Una e líder da RAPS, Débora Almeida (PSB) viaja no próximo sábado, dia 07 de dezembro, para participar do evento.
Ela irá participar da “Reunião Fechada Entre Líderes Municipais, Estaduais e do Congresso Brasileiro por Alianças pela Pauta Climática” no dia 09 de dezembro, as 9h com as presenças do Prefeito de Recife, Geraldo Júlio, do Prefeito de Manaus, Arthur Virgílio e do deputado federal, Rodrigo Agostinho. Ela estará presente também nos painéis "Crise climática: olhares da política brasileira" na próxima segunda-feira, ainda no dia 09, às 18 horas, com a participação da Diretora Executiva da RAPS, Mônica Sodré e do senador Randolfe Rodrigues, e do “Diálogo Internacional de Alto Nível dos Governos Locais e Regionais para o Mudança Climática: Acelerar desde o local: Um compromisso comum com a mudança climática" no dia 11 de dezembro, as 13h.
“O debate abordará os principais desafios, riscos, oportunidades e compromissos para o fortalecimento da agenda do clima nas diferentes esferas da federação”, informa o convite da RAPS.
A COP25, como é conhecida, recebe representantes de 200 países para discutir as mudanças climáticas até o próximo dia 13 desse mês. Um dos principais objetivos do encontro é o buscar formas de acelerar o combate ao aquecimento global.


A imagem pode conter: Débora Almeida

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Segundo pesquisa IPSOS brasileiro tem percepção errada da realidade.

Pesquisa do Ipsos mostra que os brasileiros só perdem para sul-africanos em percepção distorcida sobre a realidade

Quantas garotas de 15 a 19 anos você acha que dão à luz no país? A taxa de homicídios hoje é mais alta ou mais baixa que no ano 2000? A cada cem presos no país, quantos são imigrantes?
As respostas dos brasileiros a perguntas como essas estão entre as mais distantes da realidade do mundo.
Na verdade, poucas adolescentes dão à luz no Brasil, cerca de 6,7%, mas a resposta média foi de 48%. A taxa de homicídios desde o ano 2000 continuou a mesma, apesar da percepção de alta, e só 0,4% dos presos são imigrantes, embora os entrevistados tenham respondido, em média, 18%.
Essas distorções fazem com que o país tenha ficado em segundo lugar no ranking Ipsos Mori de “Percepção errada da realidade”, atrás apenas da África do Sul. Os dados estão disponíveis na pesquisa “Os perigos da percepção 2017”.
Mesmo em relação a questões mais amplas, como religião, as respostas dos brasileiros ficam longe da realidade: os entrevistados estimaram que 80% do país declara acreditar em Deus; o índice real é de 98%.
Outros dados que têm distorção são os relacionados à internet: os entrevistados acham que 85% dos brasileiros têm smartphone, quando na verdade são 38%, segundo a Ipsos; e acham que 83% têm perfil no Facebook, quando na realidade são 47%.
Em alguns assuntos nos saímos melhor: só 10% dos brasileiros acreditam na ideia de que vacinas causam autismo, um índice baixo se comparado a países como a Índia, onde a crença é disseminada entre 44% da população.


Veja o ranking completo:

Posição País
1 África do Sul
2 Brasil
3 Filipinas
4 Peru
5 Índia
6 Indonésia
7 Colômbia
8 México
9 Turquia
10 Arábia Saudita
11 Argentina
12 Itália

 Fonte:https://super.abril.com.br/sociedade/brasil-fica-em-2o-em-ranking-de-ignorancia-sobre-a-realidade/?fbclid=IwAR0zte9p0hgQfGpOiGlX1inj9cxW8yfAd-9YleI0Hxf2VGIe8FIYUEmC0-E

Thallys é empossado no Lions Club de Belo Jardim

Jovem Thallys é empossado no Lions Club de Belo Jardim

Neste sábado o Lions Club de Belo Jardim recebeu de braços abertos seu mais novo associado, Thallys Bruno. Ele que já é membro da Academia Belo-jardinense de Letras e Artes,agora também faz perto da maior organização de serviço do mundo. A cerimônia aconteceu na sede do clube na presença de leoninos, familiares e amigos.



Lili Pimenteira é pré-candidata a vereadora pra representar a Lagoa e o Bom Conselho.

Os Bairros da Lagoa e do Bom Conselho terá Lili Pimenteira como candidata a vereadora. 


Nascida em Serra dos Ventos Lili Pimenteira reside no Bairro do Bom Conselho há muitos anos, formada em Enfermagem trabalhou no SAMU  e no Hospital Júlio Alves .Atualmente  Lili trabalha no Hospital  Mestre Vitalino.  Casada , mãe de 2 filhos também é irmã do pré candidato a prefeito Dr. Leonel Pimenteira.Sobre a decisão de colocar seu nome a disposição da sua comunidade pra lhes representar Lili afirma " Tenho um sonho de representar a Lagoa e o Bom Conselho na Câmara, além da força da Mulher e a história de serviços prestados da minha família a saúde", ainda continua " Estarei nas ruas do meu Bairro junto com meu irmão, o Dr. Leonel Pimenteira, pra juntos devolver BJ aos trilhos do progresso".




Belo Jardim: Desafios econômicos

Belo Jardim: Desafios e Potenciais da Economia no Coração do Agreste Belo Jardim, cidade localizada no Agreste pernambucano, com cerca de 76...