quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Praça é da Moura e Prefeitura não tem nada haver com isso.

Prefeito quer tomar pra ele obra privada das Baterias Moura pensado em 2017 em parceria com a sociedade.

O desespero devido as pesquisas mostrarem uma rejeição altíssima, está fazendo o atual gestor da cidade delirar e querer tomar pra se a autoria até de obras privadas. A última pérola foi gravar um vídeo em um terreno da Moura que será construída uma praça com recursos da empresa em um projeto debatido com os moradores. Foi uma maratona colaborativa de moradores, urbanistas, com a coordenação do Instituto Conceição Moura,arquitetos onde diversas pessoas foram ouvidas, entre elas a Professora Adilza " Que seja um espaço de convivência, mas que seja também um espaço de memória". Na ocasião, em 15 de Novembro de 2017 diversos projetos apresentados.
Sobre o projeto o Instituto Conceição Moura afirma "Foram três dias de aprendizado, trabalho em equipe e muitas ações transformadoras. Reunimos parceiros do Fab Lab Recife, do ADPT Design, Coletivo RT, Juliano Dubeux Arquitetos Associados e representantes da população de Belo Jardim para pensarmos, projetarmos e idealizarmos soluções inteligentes para o terreno de 5.000m² cedido pela Baterias Moura. Ainda há muito por fazer e contaremos pra vocês todas as novidades. O que podemos adiantar é que em breve Belo Jardim ganhará um espaço que fará jus ao nome da nossa querida cidade. Confira um resumo do que ocorreu neste encontro maravilhoso". 

Prefeito de praça você só entende de pintar, construir só de carona nas obras alheias.


 

O que foi o AI-5? É importante saber

Hoje (31) o filho do presidente Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, mais uma vez ameaça a Democracia. Desta vez o 02 foi longe demais. Não é novidade que Eduardo não brincou na infância de soldadinho, a primeira vez que ameaçou a Democracia foi quando  disse que bastava um soldado e um cabo pra fechar o STF, o guardião da Constituição Federal, o que garante o funcionamento pleno da Democracia. Desta vez Dudú Bozo ameaçou baixar um novo dispositivo jurídico baseado no AI-5
( Ato Institucional Número 5).

O Ato Institucional Nº 5, ou AI-5, foi o quinto de uma série de decretos emitidos pelo governo militar nos anos seguintes ao Golpe de 1964 no Brasil. O texto dava poderes extraordinários ao presidente da república e suspendia várias garantias constitucionais. Esse instrumento definiu o momento mais duro da ditadura, pois permitia que os governantes punissem arbitrariamente quem fosse considerado inimigo do regime.
O decreto entrou em vigor em dezembro de 1968, durante o governo de Artur da Costa e Silva. Pelo AI-5, o governo militar ganhava poderes absolutos e seu primeiro efeito foi o fechamento do Congresso Nacional por quase um ano. A medida também acabava com várias garantias constitucionais e poderia suspender os direitos políticos de qualquer cidadão por 10 anos. O ato previa ainda a suspensão do habeas corpus por crimes de motivação política.
Outra medida instituída pelo AI-5 foi a censura prévia de obras culturais e dos meios de comunicação. As reuniões políticas também passaram a depender de autorização policial e havia toque de recolher em todo o país. Além da cassação dos mandatos eletivos, o AI-5 permitia que o presidente destituísse funcionários públicos, incluindo os juízes, se eles fossem considerados subversivos ou não cooperassem com o regime.
Quase 10 anos depois, no dia 13 de outubro de 1978, no governo Ernesto Geisel, foi promulgada uma emenda constitucional que revogava todos os atos institucionais e complementares que fossem contrários à Constituição Federal. Esta emenda entrou em vigor em 1º de janeiro de 1979. A emenda restaurou o habeas corpus, mas proibiu que os efeitos do AI-5 fossem contestados judicialmente.

Resultado de imagem para AI-5

Fonte:https://br.historyplay.tv/noticias/mas-afinal-o-que-foi-o-ato-institucional-no-5-ai-5-decretado-durante-ditadura-militar?fbclid=IwAR2leIqnDconvMg8GvGIssp4ZChzg_iC0chERSek1LCAbzmOxHd0zMArNsM

HOJE NA HISTÓRIA:Martinho Lutero afixa suas 95 teses na porta do Palácio de Wittenberg

O ato de Martinho Lutero (1483-1546) consistiu em afixar 95 teses na parede do Castelo de Wittenberg desafiando autoridades em teologia para uma disputa escolástica, isto é, uma discussão típica das universidades medievais na qual os debatedores argumentavam e contra-argumentavam a respeito de um tema predefinido. 

Mas em que consistiam essas 95 teses? O conteúdo dos argumentos das 95 teses luteranas tinha como alvo o tema das indulgências (perdão concedido pela autoridade eclesial para absolvição de pecados), praticadas de forma iníqua por parte do clero católico da época
Lutero criticava aquilo que ele encarava como uma espécie de “negociação da salvação” por meio das indulgências. Por exemplo, algum nobre ofertava à Igreja uma determinada quantia para reforma de determinada Catedral e, em troca, era recompensado com uma carta de indulgências do Papa, que o absolvia dos pecados cometidos durante determinado período. Os que se julgavam salvos ou remidos por uma carta de indulgências, para Lutero, corriam o risco de estarem cometendo um pecado ainda maior do que aqueles que estavam querendo ver absolvidos.
Desde a publicação de suas teses até o ano de 1521, Lutero enfrentou uma miríade de disputas teológicas sobre o tema em questão, bem como sobre outros pontos fundamentais da doutrina da Igreja, tornando, assim, ainda mais radicais as suas críticas. Seus adversários eram doutores em teologia indicados pelo Papa Leão X (1475-1521). Em todas as disputas, pelo menos metade das teses luteranas foi refutada. Mas o problema maior não foi a discussão teológica que transcorria durante esse período, mas, sim, o uso inadvertido que nobres alemães fizeram das teses protestantes de Lutero.
O fenômeno da Reforma Protestante, ocorrido na Europa do século XVI, foi um dos mais importantes da chamada Idade Moderna. Foi sob influência dessa reforma que nasceram alguns dos mais importantes Estados Nacionais Modernos, como o holandês, o inglês e o americano (estadunidense). Foi também essa reforma que desencadeou as Guerras Civis Religiosas dos séculos XVI e XVII, que dariam origem ao movimento da Contrarreforma, à reunião do Concílio de Trento e à criação da Companhia de Jesus, na Espanha. O fato é que toda a amplitude que o movimento reformista alcançou começou com um ato de um monge agostiniano alemão, no ano de 1517, na cidade de Wittenberg. Seu nome, Martinho Lutero.

Estátua de Martinho Lutero, reformador protestante do século XVI 
Estátua de Martinho Lutero, reformador protestante do século XVI

Castelo de Wittenberg, onde Lutero fixou suas 95 teses 
Castelo de Wittenberg, onde Lutero fixou suas 95 teses 

Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-sao-as-95-teses-lutero.htm 

Mulher de Caruaru denuncia homem pelado que estava em carro da prefeitura de Belo Jardim

Na última segunda feira (28) uma mulher na cidade de Caruaru-PE, foi vítima de assédio sexual depois de ser abordada por um homem pelado dirigindo um carro com emblema da prefeitura de Belo Jardim, segundo a vítima, o homem passava nas proximidades do Bairro Petrópolis e pediu uma informação a mesma,porém ele pediu que ela se aproximasse, ao chegar próximo a janela do carro  percebeu que o  o homem estava pelado e fazendo gestos obscenos pra vítima, a mesma reagiu ao assédio,saiu em disparada, mas deu tempo de  anotar a placa e prestou queixa
As autoridades caruaruenses já estão investigando quem é o homem que dirigia o suposto veículo com emblema da prefeitura de Belo Jardim. O carro segundo a vítima era caminhonete L-25.


UFAL DETECTA IMAGEM DE SATÉIITE QUE PODE EXPLICAR ORIGEM DO ÓLEO NAS PRAIAS DO NORDESTE

Laboratório da Ufal detecta imagem de satélite que pode explicar origem do óleo no Nordeste

O Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis), da Ufal, detectou nessa segunda-feira, 28, a partir de satélites, um padrão característico de manchas de óleo no oceano que pode explicar a origem da poluição no Litoral do Nordeste.

Após três semanas de processamento de imagens do satélite Sentinel-1A, o pesquisador Humberto Barbosa, do Lapis, identificou um enorme vazamento de óleo, em formato meia lua, com 55 km de extensão e 6 km de largura, a uma distância de 54 km da costa do Nordeste. O local fica no Sul da Bahia, nas proximidades dos municípios de Itamaraju e Prado.
A imagem a seguir é do Sentinel SAR (Radar de Abertura Sintética), do dia 28 de outubro de 2019, às 12 horas (horário de Brasília), processada pelo Lapis, utilizando dados do satélite Sentinel-1A, da Agência Espacial Europeia (ESA).

“Ontem tivemos um grande impacto, pois pela primeira vez, encontramos um assinatura espacial diferenciada. Ela mostra que a origem do vazamento pode estar ocorrendo abaixo da superfície do mar. Com isso, levantamos a hipótese de que a poluição pode ter sido causada por um grande vazamento em minas de petróleo ou, pela sua localização, pode ter ocorrido até mesmo na região do Pré-Sal”, alerta Barbosa.
Toda aquela região sedimentar, observada pelo pesquisador, está nas proximidades de áreas de exploração de petróleo, conforme mapeamento abaixo, da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O pesquisador encontrou uma imagem mais completa que permitiu uma maior precisão sobre o padrão característico do vazamento. A detecção foi complementada com o levantamento de informações sísmicas e de outras variáveis do local. 
As imagens foram observadas retroativamente, desde o mês de maio, processando esses dados por faixas, a partir de uma grande quantidade de dados de toda a costa do Nordeste brasileiro, chegando até o Espírito Santo.
A análise exigiu uma grande capacidade computacional, de processamento e de análise instalada no Laboratório. Foram utilizadas sofisticadas técnicas de processamento que permitiram realçar o contraste das manchas de óleo na água, separando o sinal de manchas de petróleo de qualquer outro ruído.
"É como a montagem de um quebra-cabeça, com peças muito dispersas, que são as manchas muito espalhadas pelas correntezas no Litoral do Nordeste do Brasil, principalmente nas faixas costeiras. De repente, você encontra uma peça-chave, mais lógica, foi o que ocorreu ao encontrar essa imagem. Foi a primeira vez que observamos, para esse caso, uma imagem de satélite que detectou uma faixa da mancha de óleo original, ainda não fragmentada e ainda não carregada pelas correntezas", explica Barbosa. 
A ilustração a seguir mostra como ocorre o processo de fragmentação do óleo no mar. 
O pesquisador complementou que isso ocorre porque o satélite registra as imagens com um intervalo de seis dias. Com isso, as faixas analisadas não são contínuas, podendo haver também sobreposição, com datas diferentes. "Foi um trabalho exaustivo e desafiante, tendo que esperar seis dias para que o satélite voltasse à mesma área onde começou", relata Barbosa. 
O Lapis também observou, a partir de imagens retroativas de satélites, manchas de petróleo no Sudeste do Brasil, precisamente esse tipo de poluição ocorrendo, em menor volume, próximo à costa do Espírito Santo. Porém, o padrão localizado no Espírito Santo é diferente daquele enorme vazamento localizado na segunda-feira, nas proximidades do Litoral da Bahia.
“Essas imagens, capturadas pelo Sentinel-1A, mostram que há pequenas quantidades de óleo espalhadas pelo oceano, motivo por que o Brasil precisa estabelecer um monitoramento mais consistente do oceano. Mas a quantidade de petróleo identificada na imagem de segunda, próximo à costa da Bahia, é de uma enorme extensão", alerta Barbosa. 

Grande quantidade de óleo afasta suspeita de derramamento a partir de navio, diz professor
O pesquisador afirma que, pela localização do óleo, é algo muito maior do que um mero derramamento acidental ou proposital de óleo, a partir de um navio, é um vazamento que está abaixo da superfície do mar, consequência de perfuração.
Ele destaca que, na imagem, identificou um padrão bastante robusto que o levou à hipótese de que a origem do problema não é um derramamento de óleo a partir de um navio que transporta esse tipo de material, mas pode ser um vazamento de algum poço de exploração de petróleo.
A imagem também permite detectar três navios, no entorno da grande mancha, que podem tanto estar passando pelo local quanto monitorando alguma situação extraordinária ocorrida na área. Observam-se nos pontos claros da imagem de satélite abaixo três objetos altamente refletores, que seriam navios. A Marinha confirmou ontem que havia três embarcações monitorando o sul da Bahia.
Na manhã da terça-feira, 29, o Laboratório comunicou à Comissão do Senado, responsável pelo acompanhamento da poluição por óleo no Nordeste, a detecção realizada a partir de imagens de satélites. Essas informações contribuirão nas investigações sobre o incidente.




Fonte:https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/laboratorio-da-ufal-detecta-imagem-de-satelite-que-pode-explicar-origem-do-oleo-no-nordeste/




 

sábado, 26 de outubro de 2019

Chapa 10 vence eleição do DA com maior votação da história

Chapa 10 vence eleição do DA com maior votação da história

O dia 24 de outubro ficou marcado não só pela participação efetiva dos estudantes de Economia, mas pela vitória avassaladora da chapa SABER, PLANEJAR E FAZER, tendo o caruaruense Jarde encabeçando a presidência e o belo-jardinense Thallys como vice-presidente.

Ao final da apuração o resultado foi anunciado:

VOTOS VÁLIDOS: 179
CHAPA 10: 147 VOTOS (82,2%)
CHAPA 07: 32 (17,8%)


Uma grande vitória para todos os integrantes da chapa e em especial a estes dois jovens de futuro brilhante na vida pública e que com certeza irão fazer um belo trabalho pelos estudantes de Economia da Universidade Federal de Pernambuco.

Nós do Blog Di Bitury parabenizamos os jovens vencedores, em especial o belojardinense Thallys Bruno por está sempre na defesa dos interesses públicos, neste caso dos acadêmicos.
 


quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Belojardinense contribui com limpeza do óleo nas praias

A mancha de óleo que tomou conta das praias do Nordeste mostrou mais uma vez que nosso povo não é omisso, não fica esperando governo central e covarde agir. Teve belojardinense resistindo lá também.

O belojardinense Marcos Barbosa representou a nossa terra participando ativamente desse trabalho que vem ganhando destaque no mundo inteiro devido ao impacto no meio ambiente.Os mutirões vem sendo importante meio de recuperação das praias e consequentemente da economia gerada através do turismo. Marcos Barbosa ressaltou a importância da doação para tornar o mutirão seguro aos voluntários : " Fizemos doação de EPI's (Levamos luvas, máscaras, protetor solar e chapéus) que foram solicitados nas empresas que prestamos serviços. As empresas que contribuíram foram a CBMC, empresa que fabrica o Cimento Fort, a do Sabão Invicto e a Palmeiron". 
Marcos também nos relatou a presença de uma união muito grande entre moradores, comerciantes e turistas na ação, e que apesar do momento difícil que o país atravessa, nessas horas o povo do Nordeste se uniu em defesa do meio ambiente.
Nós que fazemos o Blog Do Bitury nos orgulhamos desse belojardinense que nos representou nesse delicado momento da nossa história. Valeu, Marquinhos!







terça-feira, 22 de outubro de 2019

DICA DE LIVRO:O ano do pensamento mágico, de Joan Didion

Com uma linguagem simples, coloquial, e uma entrega total - uma honestidade avassaladora - ficamos conhecendo o sofrimento de Didion, que é igual ao de todos nós que já perdemos uma pessoa querida.
Ao invés de nos esquivarmos da morte, o livro nos faz pensar sobre o assunto de uma maneira desdramatizada e realista, dando ferramentas para melhor digerirmos esse processo terrível que é o luto.
O ano do pensamento mágico é um livro essencial para todos aqueles que passaram por uma grande perda ou para aqueles que ainda irão passar, afinal de contas, a morte é inerente à vida.

 O ano do pensamento mágico, de Joan Didion

O luto é dos temas mais duros que um escritor pode abordar. Joan Didion enfrenta, no entanto, com uma coragem ímpar, o desafio proposto. O ano do pensamento mágico é uma obra autobiográfica que foi escrita a partir da experiência da autora de ter perdido o marido de modo repentino.
Antes de ser um livro pesado ou deprimente, a abordagem escolhida pela escritora é a da honestidade absoluta e a da transmissão de dados recolhidos a partir de investigações científicas. Sim, Didion foi a procura de uma série de estudos sobre o luto para ajudá-la a compreender melhor o que estava se passando no seu próprio corpo.
Generosamente esses ensinamentos foram partilhados com o leitor, que encerra a leitura do livro muito mais rico e consciente da finitude da vida.

 

O ano do pensamento mágico




Hoje na História: Em 22/10/1797 o primeiro salto de paraquedas

Hoje na História  22/10/1797
 
O primeiro salto de pára-quedas foi realizado por Andre-Jacques Garnerin que pulou de um balão de ar em Paris.

Em 22 de outubro de 1797, André-Jacques Garnerin, então com 28 anos, pulou de um balão em pleno movimento a mais de 900 metros de altura com nada para prevenir sua queda além de um tecido de seda com sete metros de comprimento. Um salto para a morte? Não. Era a invenção do paraquedas, naquela época ainda parecido com um guarda-chuva gigante. O primeiro salto de paraquedas da história foi realizado no Parc Monceau, em Paris, e passados 216 anos se tornou um esporte – e um hobby – para entusiastas de todo o mundo.
 
A sua esposa, Jeanne-Geneviève, que acompanhou Garnerin em muitos dos seus saltos, tornou-se a primeira mulher a saltar de paraquedas. Garnerin morre em Paris, a 18 de agosto de 1823, enquanto construía um balão.

<p>Primeiro salto de paraquedas: André-Jacques Garnerin desceu em direção à terra em Paris</p>

Prefeito Liga pra Rádio , Foge de Perguntas e Surta Ao Vivo

Em clara demonstração de desequilibro emocional, Prefeito Hélio dos Terrenos, surta ao vivo na rádio Itacaité.

Sem aceitar as pressões oriundas do cargo que exerce e inconformado com a baixa popularidade, bem como as cobranças devido a paralisação de serviços de transporte, somado a três meses de salários atrasados do funcionalismo público, o prefeito não se conteve e movido pelo desequilíbrio ligou pra Emissora Itacaité, no Programa de Josué Figueira.Disparou uma série de argumentos toscos, sem lógica e sem coerência
Quando indagado sobre o inchaço da folha da pagamento atacou a imprensa belojardinense. Quando questionado sobre os três  meses de salários atrasados fugiu do assunto, como se deixar pais de família sem salários fosse apenas " um probleminha". Quando perguntado o por que dos loteiros não receberem por seus serviços "culpou a empresa contratada". 
Em todos os momentos demonstrou desequilibro, falta de educação e destempero.Um momento infeliz de quem não está a altura do cargo que exerce. Lamentamos.


sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Funcionário exemplar expressa sua indignação com as demissões na Casa Branca

Hoje (11) a cidade foi surpreendida com mais um ato de desrespeito a dignidade humana, o prefeito usou de suas prerrogativas para demitir de forma coletiva todos os funcionários contratados em exercício da Central de Regulação de Exames ( Casa Branca), essas pessoas além de estarem com 3 meses de salários atrasados foram convidados a se retirarem do recinto e comunicados de forma desrespeitosa sobre seus desligamentos, sem o mediante pagamento de todos os meses em atraso.
Um dos funcionários, Adriano Santos, usou as redes sociais pra desabafar. 

Adriano Santos é conhecido e respeitado por todos, tido como um Servidor Público temporário, exemplar, profissional e educado.

Segue abaixo a nota do Sr. Adriano Santos:

Boa noite a todos!
Como muitos sabem, estive até a data de hoje como servidor contratado locado na secretaria de saúde, mas precisamente na Central de Regulação, conhecida como Casa Branca. Para minha surpresa e de muitos, mesmo com dois meses de salários e gratificações atrasadas, fui demitido da referida secretaria.

Estou triste? Sim. Indignado? Também, não serei hipócrita. Mas confesso que hoje minha maior indignação não é pelo emprego perdido, pois graças a Deus tenho saúde e disposição para arrumar outro, passei apenas dois anos no serviço público, se estou vivo até hoje não foi dependendo da prefeitura.

O que me deixa indignado é a falta de respeito como foram conduzidas essas demissões. Pergunto eu aos senhores prefeito Hélio e secretário Zé Pereira, vocês tem noção da palhaçada que vocês fizeram? O prefeito eu sei que não sabe da importância da Central de Regulação, tenho certeza disso, agora você secretário Zé Pereira que é da área de saúde, ai não tem desculpas.

Como demitir todos que fazem parte da mesma, além de desamparar pais e mães de famílias, deixar milhares de pacientes a deriva e não dar nenhuma satisfação. Vocês estão brincando com o povo, só pode ser. Eu demorei a acreditar que isso era verdade, nunca imaginei uma situação dessas.  Repito, não é só pelo meu emprego, e pela maneira desastrosa que foi conduzida, essa é a resposta que vocês nos dão? Pagaram um salário hoje e em seguida nos botaram pra fora, e logo nós que sempre estivemos botando à cara a tapa na Central, comendo a bronca da incompetência de vocês.

Pois é meus amigos, pasmem, a Central de Regulação de Belo Jardim fecha as portas, mas não por falta de empenho dos pequenos que ali estavam todos os dias e mesmo com salários atrasados cumprindo seu papel, fiquei calado por todo esse tempo esperando que as coisas melhorassem, e é dessa forma que somos tratados?

Mas de uma coisa eu tenho certeza, saio de cabeça erguida, pois sempre dei o melhor de mim, mesmo sem receber e em algumas situações passar necessidades, pois se não fosse minha esposa que sempre correu atrás para me ajudar acho que até fome teríamos passado.

Espero pelo menos que honrem com os que ainda estão lá, pessoas simples que sai de casa todos os dias apenas para poder colocar o pão de cada dia em suas mesas, e que te defendem senhor prefeito, que vestem a camisa, que brigam por te.

Agora, pense nisso que vou falar, talvez o degrau que o senhor está hoje é muito alto e não estas conseguindo enxergar os que estão em baixo, pessoas humildes, de baixo, como o senhor sempre faz questão de dizer, que veio de baixo não é verdade?

Finalizo com essa frase para que os senhores reflitam. “O poder é do povo e o mesmo povo que coloca no poder também tira” mesmo que esse poder só possa ser exercido de quatro em quatro anos, pensem nisso.

Adriano Santos

Nós que fazemos o Blog do Bitury nos solidarizamos com toda a equipe, bem como parabenizamos o empenho dos mesmos por mesmo sem seus proventos terem honrado o povo de Belo Jardim.

 





Adriano Santos

NÃO HÁ RECUPERAÇÃO ECONÔMICA-Por Nogueira Neto

Observando a mídia falando em recuperação econômica. Contudo, temos entre 12 e 14 milhões de desempregados em um quadro de pouco mais de 58 mil vagas com carteiras assinadas nas 14 capitais mais industrializadas como São Paulo e Belo Horizonte.

No Nordeste, todas as capitais tiveram diminuição na oferta de vagas de emprego, lembrando que em Macapá, Belém do Pará, Porto Alegre e Rio de Janeiro houve fechamento de vagas. Desde o Brasil Império, houve alguma crise no país na qual São Paulo não conseguiu se sobressair? ligar essas vagas a uma suposta recuperação econômica é um ato que chega a ser criminoso por parte da mídia. As diferenças sociais marcadas pelo geografia estão prestes a voltar, inclusive os movimentos migratórios para as grandes capitais, o que deixará negativo o saldo das vagas de emprego em pouco tempo, pois da mesma forma que as prefeituras preferem caprichar na paisagem de pontos turísticos e bairros nobres, a nível federal algo semelhante acontece. Esse Brasil que está sendo construído com o entulho do Brasil que destruíram não me representa.  Observando a mídia falando em recuperação econômica. Contudo, temos entre 12 e 14 milhões de desempregados em um quadro de pouco mais de 58 mil vagas com carteiras assinadas nas 14 capitais mais industrializadas como São Paulo e Belo Horizonte. No Nordeste, todas as capitais tiveram diminuição na oferta de vagas de emprego, lembrando que em Macapá, Belém do Pará, Porto Alegre e Rio de Janeiro houve fechamento de vagas. Desde o Brasil Império, houve alguma crise no país na qual São Paulo não conseguiu se sobressair? ligar essas vagas a uma suposta recuperação econômica é um ato que chega a ser criminoso por parte da mídia. As diferenças sociais marcadas pelo geografia estão prestes a voltar, inclusive os movimentos migratórios para as grandes capitais, o que deixará negativo o saldo das vagas de emprego em pouco tempo, pois da mesma forma que as prefeituras preferem caprichar na paisagem de pontos turísticos e bairros nobres, a nível federal algo semelhante acontece. Esse Brasil que está sendo construído com o entulho do Brasil que destruíram não me representa. 

Resultado de imagem para recuperação econômica




Nogueira  Neto- Mestre em Educação pela UFAL e Doutorando pela mesma Instituição.

terça-feira, 8 de outubro de 2019

QUEM FEZ DA HISTÓRIA E DA ECONOMIA SEU LEGADO -Por Thallys Bruno

QUEM FEZ DA HISTÓRIA E DA ECONOMIA SEU LEGADO -Por Thallys Bruno

Entender a dinâmica atual da economia do nosso país requer uma análise profunda na história brasileira. Uma leitura que começa no processo de colonização até a contemporaneidade.
Montar o quebra-cabeça da história econômica do nosso país nunca foi tarefa fácil, principalmente quando a teoria relativizada de muitos tentou sem sucesso explicar os problemas estruturais do Brasil.
Com Celso Furtado tivemos uma estrada aberta para conhecermos melhor todas ou quase todas as variáveis que ao longo do tempo deram rumo na economia brasileira.
O livro Formação Econômica do Brasil por ele escrito nos mostra de maneira muito detalhada e com uma linguagem acessível como os ciclos do açúcar, da mineração e do café atrelados a política interna e externa desencadearam transformações regionais e socioeconômicas.
Sua contribuição para este campo importantíssimo do desenvolvimento resultou na aplicabilidade de políticas públicas de caráter nacional e continental.
O trabalho deste brilhante economista serviu e até hoje serve da base não só para compreender problemas econômicos do Brasil, mas de toda a América Latina.
Deixo como sugestão a leitura do livro acima citado bem como conhecer detalhadamente Celso Furtado e suas contribuições à sociedade.

Resultado de imagem para celso furtado

Resultado de imagem para formação economica do brasil celso furtado
Resultado de imagem para Celso furtado



Thallys Bruno é graduando em Ciências Econômicas pela UFPE e membro da ABLA

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Salários atrasados na Saúde e Educação levam trabalhadores ao desespero

Não se fala em outra coisa na cidade, se não a questão dos atrasos dos trabalhadores da saúde e da educação. 

Infelizmente a mesma política sórdida de atraso salarial de outras gestões recaem sobre a gestão Hélio dos Terrenos. Muitos relatos de pessoas com vínculo nas pastas de saúde e educação preocupam pais de família em geral. Não é aceitável que o prefeito não tenha autonomia pra resolver uma questão antes de tudo humana. Com essa política desastrosa implantada pelos mesmo secretários de JM o prefeito tira o pão da boca dos trabalhadores e prejudica diretamente a economia da cidade.

Resultado de imagem para Salários atrasados

Prefeito e Secretário Demitem Cuidadoras de Alunos Especiais

O Prefeito de Belo Jardim fez uso de suas atribuições junto ao secretário de educação Adriano Cândido para demitir os cuidadores dos alunos especiais.

Descumprindo a Lei de forma desumana prefeito e secretário se unem pra perseguir crianças especiais. Ontem, os pais dos alunos especiais da Escola Municipal Sebastião Cabral foram surpreendidos com uma ligação, onde a mesma comunicava às mães que seus filhos, embora acobertados pela Lei 8014/10 que obriga as escolas regulares a oferecerem cuidador específico para alunos com deficiência, os cuidadores dos mesmos estavam demitidos.
Hoje (01) as mães dirigiram-se até a escola, e foram comunicadas de forma oficial que infelizmente a Direção fez de tudo,mas não obtiveram êxito, ou seja, o prefeito e secretário não cedem, com essa medida os alunos ficarão privados de estarem no ambiente escolar, prejudicando dessa forma seu aprendizado, bem como o processo de inclusão social. Dessa vez o prefeito e seu secretário foram longe demais, além de atrasos salariais, agora perseguem crianças especiais. Maldade pura.

Resultado de imagem para crianças especiais sem cuidadores 
Abaixo segue o link descrevendo a  lei:
https://www.camara.leg.br/noticias/398999-camara-aprova-cuidador-nas-escolas-para-alunos-com-deficiencia/

Belo Jardim: Desafios econômicos

Belo Jardim: Desafios e Potenciais da Economia no Coração do Agreste Belo Jardim, cidade localizada no Agreste pernambucano, com cerca de 76...